Tags

, , , , ,

Para isso, basta que você reserve um local que receba pelo menos, uma boa dose de luz solar todos os dias. O solo pode ser o mesmo para todas as espécies sendo formado por partes iguais de terra comum de jardim e areia, acrescidas de uma a duas colheres de húmus de minhoca uma vez por mês. Regue apenas uma vez por dia e de preferência, à tarde. Nunca quando o sol estiver forte. Segue alguns temperos que não podem faltar em casa e  dicas para serem melhor aproveitados.

Orégano é uma das tradições da cozinha italiana, bom para temperar carnes e molhos; gosta de luminosidade é “perene”, seca no inverno e rebrota no verão. Deve ser acrescentado aos pratos quando já estiver quase no ponto, pois o sabor desse tempero se perde com o calor.

Capuchinha os franceses descobriram como um ótimo ingrediente para compor saladas; as folhas, flores e botões florais são boas para saladas de flores e folhas. Pode ser plantada em lugar que receba bastante sol, além de comestível, essa planta é muito ornamental, dando flores em tons de laranja, rosa e amarelo.

 

Hortelã bom para temperar pratos árabes como quibes, tabules e carnes de carneiro , além de aromatizar bebidas em geral, gosta de luminosidade é “perene” seca no inverno e rebrota no verão. Se colocada em chapa quente serve para aromatizar o ar.

Sálvia normalmente é mais utilizada pelos italianos que não a dispensam nos pães, molhos e carnes. Os Romanos acreditavam que este tempero era mensageiro da sorte e saúde. As folhas são boas para temperar molhos, sopas, omeletes, patês e carnes. Gosta de luminosidade, é “perene” seca no inverno e rebrota no verão. Deve ser replantada após três ou quatro anos. Sachês de folhas secas de sálvia são ótimos para perfumar armários e afastar traças. Uma particularidade dessa planta quanto ao cultivo é que ela prefere solos mais pobres em matéria orgânica. Por isso, utilize apenas o húmus de minhoca a cada 90 dias e tome muito cuidado com as regas a sálvia detesta encharcamento.

Salsa na grécia antiga, estava mais destinada a decorar a tumba dos mortos do que para servir de tempero rs. Só depois, na Idade Média, que começou a se espalhar como elemento básico da culinária. É rica em vitamina A. As folhas são boas para temperar saladas, suflês, patês, carnes e refogados. Utiliza-se até os talos, em sopas. A Salsa é “bianual” tem ciclo de vida de duas estações e gosta de luminosidade.  No jardim, pode ser plantada próxima a roseiras para acentuar o aroma das rosas.

Manjerona para os antigos povos gregos a manjerona era considerada símbolo da felicidade. Galhos e folhas são bons para temperar recheios de frangos, peixes e molhos. Pode também substituir o orégano e o manjericão. A manjerona gosta de luminosidade  é perene. Assim como a sálvia, os galhos secos da manjerona são perfeitos para afastar insetos dos armários.

Cebolinha no Brasil chegou pelas mãos dos portugueses, e aqui se tornou presença obrigatória na culinária, até mesmo para a decoração de pratos. É rica em vitamina A. Bom para refogados, em carnes e na decoração de pratos. Pode ser plantada o ano todo. A cebolinha gosta de muita luminosidade  é “perene”, seca no inverno e rebrota no verão. Hortaliça de folhas fistulosas que em geral se planta por divisão de touceira, mas que também se planta de sementes ou bulbo.

Alecrim com suas flores azul-violeta, essa planta da familia das Labiadas conquistou um lugar de honra no mundo todo. As folhas são boas para temperar refogados, assados de carnes de porco, cabrito e carneiro. Recomenda-se usá-lo com moderação, pois tem um sabor um pouco forte. O alecrim gosta de muita luminosidade é “perene”, seca no inverno e rebrota no verão. Aconselha-se também o uso do alecrim para casos de cansaço no peito, tosses e catarro.

Bom tem outras várias espécies, se tiver interesse só comentar que respondo. Abraço a você que leu ate aqui rs.